Sinopsis
"Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura e esperança nossa salve!"
"A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas."
Nossa Senhora acolhe Eva com carinho, afaga seu rosto e a olha com ternura, com afeto de Mãe que é.
"Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei."
Hoje também Nossa Senhora quer nos acolher a cada um, convidando-nos a caminhar em suas virtudes.
Nossa Senhora está grávida e segura a mão de Eva no seu ventre, apresentando para ela o Salvador.
"E, depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre."
Também a nós, durante este caminho de oração, Nossa Senhora quer apresentar Jesus, mostrar-nos o Caminho, a Verdade e a Vida. E pretende fazê-lo através de suas virtudes, que são o espelho que reflete o que seu coração é: Mãe do Salvador.
Nossa Senhora pisa a cabeça da serpente que se apresenta enrolada nas pernas de Eva. Veja como Nossa Senhora pisa a cabeça da serpente e ao mesmo tempo fixa seu olhar no rosto de Eva, que olha para seu ventre, sacrário vivo do Senhor: ali, nesse ventre, está a sua esperança, a força para mudar de vida.
Também a nós, Nossa Senhora quer pisar sobre todo mal que nos impulsiona a sermos contrários a suas virtudes, fazendo-nos perceber claramente o que precisamos mudar em nosso agir.
Na imagem, observamos como Eva toca o ventre de Nossa Senhora e, ao mesmo tempo, aperta sobre seu peito a maçã, o fruto da sua desobediência. Assim também nós, muitas vezes não conseguimos avançar nas virtudes porque ficamos presos, apegados aos nossos vícios.
Este caminho de oração e reflexão nos ajudará a ter coragem de largar "a maçã" e a colocar as duas mãos no ventre de Maria, que traz o Bendito Fruto, a nossa esperança.
"Ó clemente, ó piedosa, ó doce e sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo."
Nestes trinta dias, vamos percorrer um caminho das virtudes de Nossa Senhora. A cada dia, uma virtude a ser contemplada, a ser buscada em nosso interior.
A cada dia teremos a oportunidade de buscar o autoconhecimento, e o convite é para que nos deixemos ser moldados pelo Espírito Santo na forma de Maria.
Jesus também foi moldado nesta forma... buscando-a, certamente o encontraremos em nosso coração.
E é este o propósito deste caminho: encontrar Jesus em nossos gestos, em nosso agir.
Então, vamos caminhar?
Que a nossa busca pela santidade, através de Maria Santíssima, possa mudar o mundo, pelo menos o mundo a nossa volta.
Estamos sempre juntos, sem cessar, sem jamais vacilar nesta busca constante do céu a ser vivido já, agora, no interior do nosso coração.
Façamos a experiência!
Boa caminhada!